Apresentação

Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2019, 19h34 | Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2019, 19h59

Instância vinculada a Direção Adjunta Educacional (DAE) do campus, articulada por uma equipe multiprofissional de ação interdisciplinar, atualmente é composta por 2 Pedagogos (as), 1 Assistente Social, 1 Psicóloga Escolar, 2 Técnicas em Assuntos Educacionais e 1 Tradutor Intérprete de Libras. A CSP tem como objetivo geral assessorar o pleno desenvolvimento do processo educativo, orientando e acompanhando, intervindo e propondo ações que visem a promover a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e permanência dos estudantes no IFSP.

Exemplos de ações:

Docentes:
a) Orientar o corpo docente no que se refere às necessidades dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem;
b) Contribuir na ação docente quanto aos procedimentos pedagógicos;
c) Identificar demandas, promover propostas e ações de formação continuada de docentes e de servidores que atuem na área educacional.

Estudantes:
a) Acompanhamento do processo ensino-aprendizagem;
b) Atender, orientar, encaminhar e acompanhar os estudantes e familiares no âmbito sociopsicoeducacional;
c) Orientar os estudantes sobre os seus direitos e deveres como cidadãos.

Comunidade escolar:
a) Participar na elaboração e execução de projetos, em parceria com outras instâncias do IFSP, com intuito de proporcionar formação integral aos estudantes;
d) Elaborar instrumentos de pesquisas para compreender e analisar os motivos que levem à retenção e à evasão dos estudantes em parceria com outras instâncias do IFSP;
e) Elaborar, implantar e acompanhar o Programa de Assistência Estudantil;
f) Organizar e participar de reuniões com pais;
g) Propor ações afirmativas de acordo com as demandas identificadas;
h) Promover e/ou participar da organização de encontros, palestras e seminários destinados à comunidade escolar.

A CSP funciona por 12 horas ininterruptas de segunda a sexta das 09h00 às 21h00.

Equipe CSP:

Aguinaldo dos Passos Silva (Tradutor e Intérprete de LIBRAS);
Alice Antonia Dondoni Neta (Pedagoga);
Beatriz Ferraz Diniz (Psicóloga);
Lívia Pereira de Paula (Assistente Social);
Regiane Miranda de Andrade (Técnica em Assuntos Educacionais);
Roger Eduardo Silva santos (Pedagogo);
Ruthe Sales Carneio (Técnica em Assuntos Educacionais).

Para dúvidas, críticas ou sugestões o nosso email institucional é: csp.btv@ifsp.edu.br