Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estágio Supervisionado

Publicado: Sexta, 21 de Setembro de 2018, 17h41 | Última atualização em Sexta, 17 de Setembro de 2021, 11h58

O Estágio Supervisionado caracteriza-se como atividade integradora das dimensões teórico-práticas do currículo, articulando de forma interdisciplinar os conteúdos das diferentes disciplinas e constituindo-se como interface entre a vida escolar e a vida profissional dos estudantes.


O Estágio Curricular Supervisionado deverá promover a interação do licenciando com a realidade escolar, promovendo a vivência nos diferentes momentos pedagógicos da escola. Constitui-se como o momento de relacionar a teoria com a prática, de articular o estudado com o vivenciado.


Nos diferentes momentos do estágio, o licenciando deverá participar do cotidiano escolar por meio da observação, planejamento, desenvolvimento e avaliação das mais diversas atividades, sempre em articulação com a teoria e o acompanhamento de docente orientador.


Nessa perspectiva, o estágio constitui-se como uma atividade acadêmico-pedagógica planejada, tendo como foco a reflexão propositiva e reconstrutiva dos variados saberes profissionais.


Para que o Estágio Curricular Obrigatório seja efetivado, é necessário que se oficialize convênio entre a IEs e as instituições de ensino, sendo este o locus preferencial de realização do estágio. As atividades relacionadas ao estágio deverão trazer resultados relevantes tanto para o licenciado como para a escola que o acolhe no desenvolvimento desta etapa, sempre em articulação teoria-prática.


Os estágios supervisionados devem ser planejados, executados e avaliados em conformidade com o Regulamento de Estágio da Rede.


A matriz curricular do Curso de Licenciatura em Pedagogia e EPT contempla o Estágio Supervisionado, de caráter obrigatório, integrando a carga horária mínima estabelecida para o curso.


O Estágio Supervisionado terá duração mínima de 420 horas, devendo ser realizado a partir do 3º semestre do curso.


Para realização do Estágio supervisionado, o aluno deverá estar regularmente matriculado.

 

Fim do conteúdo da página