Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Maneiras de ingressar no curso

Publicado: Quinta, 20 de Setembro de 2018, 20h15 | Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2024, 11h56

O ingresso é realizado por processo seletivo em conformidade com as regulamentações do IFSP aplicáveis a todos os campi. Para acessar o curso Técnico em Secretaria Escolar na modalidade subsequente, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos:

  1. Conclusão do Ensino Médio: o candidato deve ter concluído o Ensino Médio.
  2. Efetivo Exercício na Função: além da conclusão do Ensino Médio, é obrigatório que o candidato esteja em efetivo exercício em uma das funções relacionadas ao campo de atuação do curso. As funções que se enquadram neste pré-requisito incluem, mas não se limitam a:
  • Secretaria Escolar
  • Assistência Administrativa Educacional em Escolas
  • Auxiliar de Secretaria em Instituições Educacionais

Documentos comprobatórios: para comprovar o efetivo exercício na função, são aceitos documentos como:

  • Contracheque com a função destacada.
  • Declaração da chefia imediata, indicando a função desempenhada na secretaria escolar.

O processo de ingresso ocorre por meio do Processo Seletivo e os candidatos devem atender aos requisitos e critérios estabelecidos no edital específico, publicado pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Em caso de disponibilidade de vagas remanescentes, essas podem ser oferecidas através de um edital específico, a ser publicado no site oficial do IFSP (www.ifsp.edu.br).

Outras formas de acesso ao curso incluem reopção de curso, transferência interna e externa, admissão ex officio, ou outras formas definidas pelo IFSP por meio de edital específico.

Polos: os polos de apoio presencial onde o curso será ofertado serão estabelecidos por meio de acordos de cooperação entre o polo e o Campus Boituva do IFSP.

 

De acordo com a Lei 12.711/12, alterada pela lei n° 14.723/2023, 50% das vagas são reservadas para estudantes que cursaram o ensino fundamental integralmente em escolas públicas. Dentro desse contingente, 50% das vagas são reservadas para estudantes de famílias com renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio per capita. Os candidatos concorrerão, inicialmente, às vagas disponibilizadas para ampla concorrência e, se não for alcançada nota para ingresso por meio dessa modalidade, passarão a concorrer às vagas reservadas pelo programa especial para o acesso às instituições de educação de ensino técnico de nível médio de estudantes pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência, bem como dos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escola pública.

As vagas destinadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, bem como a pessoas com deficiência, são preenchidas de acordo com o percentual dessas populações no último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fim do conteúdo da página