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Prática Profissional Supervisionada

Publicado: Quarta, 17 de Outubro de 2018, 18h49 | Última atualização em Quarta, 17 de Outubro de 2018, 18h53

A   prática   profissional   proposta   rege - se   pelos   princípios   da   equidade  (oportunidade  igual  a  todos),  flexibilidade  (possibilidade  de  ser  desenvolvida  no  próprio local de trabalho), aprendizado continuado (orientação em todo o período de  seu desenvolvimento), superação da dicotomia entre teoria e prática (articulação da  teoria  com  a  prática  profissional)  e  acompanhamento  ao  desenvolvimento  d o
estudante.

De acordo com as Orientações Curriculares Nacionais, a prática profissional é compreendida  como  um  componente  curricular  e  se  constitui  em  uma  atividade articuladora  entre  o  ensino,  a pesquisa  e  a  extensão,  balizadora  de  uma  formação integral de  sujeitos  para  atuar  no  mundo  em  constantes  mudanças  e  desafios.  É estabelecida,  portanto,  como  condição  indispensável  para  obtenção  do  Diploma  de Técnico de Nível Médio.De  acordo  com  as  necessidades  legais  a  serem  atendidas,  a  proposta pedagógica  do  PROFUNCIONÁRIO  visa  contribuir  para  a  “formação  técnica  e pedagógica  do  funcionário  de  escola  colaborando  para  a  construção  da  identidade profissional  deste  segmento,  para  a  elevação  do  padrão  de  qualidade  dos  serviços prestados  pela   escola   e   para   a   democratização  dela  como  espaço  público”. (MEC/SEB, 2005, p. 18).

Dessa  maneira,  a  Prática  Profissional  Supervisionada  do  Curso  Técnico  de Nível Médio em Secretaria Escolarserá realizada em serviço, tomando como base a construção  de  planos  de  trabalho  (plano  de  ação  educativa)  a  serem  elaborados pelo cursista, devendo seriniciados junto com os estudos desde o primeiro módulo.

As  intervenções  práticas  previstas  nos  planos  podem  ser  desenvolvidas  no  próprio local  de  trabalho  do  cursista,  objetivando  a  integração  entre  teoria  e  prática,  com base  na  interdisciplinaridade.  O  estudante-funcionário  deverá  colocar  em  prática  o seu  plano  de  trabalho  por meio  da  vivência da  ação  educativa,  que  deverá  resultar em  relatórios  parciais  (memoriais),  sob  o  acompanhamento  e  supervisão  de  um tutor,  como forma  de  registrar  as  intervenções  realizadas  em  sua  própria  prática, a partir  dos  conhecimentos  adquiridos  no  curso  e  em  articulação  com  as  suas experiências   profissionais.   A   elaboração   dos   relatórios   parciais   favorecerá   a autoavaliação   e   a   avaliação   da   aprendizagem   e   do   processo   de   formação profissional  em  serviço,  assim  como  subsidiará  a  construção  do  relatório  final, exigido como trabalho de conclusão da Prática Profissional Supervisionada (PPS).

Objetivamente,   o   estudo   dos   módulos   remete   à   Prática   Profissional Supervisionada  e  aos  saberes  necessários  a  ela,  sugerindo  atividades  de  reflexão, investigação  e  práticas,  e  ambos  se  remetem  um  ao  outro,  mesmo  que  nem  todas as  atividades  sugeridas  nos  módulos  sejam  abrangidas  pelo  plano a  ser  elaborado para a PPS.

As    atividades    depráticas    profissionaisdeverão    ser    acompanhadas, desenvolvidas e supervisionadas pelo tutor responsável nasdisciplinas de Memorial Descritivo,  que  totalizam  carga  horária de  200  horas,  divididas  ao  longo  dos  3  semestres do curso, conforme planos em anexo. Estas atividadesserãoregistradas, a fim de  que  se  configure  em aprendizagem  significativa,  experiência profissional e preparação para os desafios do exercício profissional, ou seja, uma metodologia de ensino que atinja os objetivos propostos. Para tanto, deve ser supervisionada como atividade  própria  da  formação  profissional  e  relatada  pelo  estudante.  Os  relatórios finais  deverão  ser  produzidos  seguindo  as  regras  básicas  da  Língua  Portuguesa  e as  orientações  do  tutor,  podendo  ser  escrito  em  forma  de  relatório  técnico  ou portfólio

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