Prática Profissional Supervisionada
A prática profissional, prevista na organização curricular do curso, deve estar continuamente relacionada aos seus fundamentos científicos e tecnológicos, orientada pela pesquisa como princípio pedagógico que possibilita ao educando enfrentar o desafio do desenvolvimento da aprendizagem permanente. Ademais, ela integra as cargas horárias de cada habilitação profissional e correspondentes etapas de qualificação e de especialização profissional técnica de nível médio.
Na Educação Profissional, a prática compreende diferentes situações de vivência, aprendizagem e trabalho, que serão desenvolvidas no próprio local de trabalho dos alunos que são todos profissionais atuantes na área de formação do curso.
Estágio Curricular Supervisionado (não obrigatório0
A prática profissional supervisionada, caracterizada como prática profissional em situação real de trabalho, configura-se como atividade de estágio profissional supervisionado, assumido como ato educativo da instituição educacional.
Na perspectiva da formação integral, o estágio curricular supervisionado assume o trabalho como princípio educativo e se articula por meio da indissociabilidade entre teoria e prática. Configura-se, assim, como elemento central da identidade institucional dos cursos do IFSP.
O estágio, conforme art. 1º da Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
O aluno poderá optar por realizar o estágio supervisionado (não obrigatório), que tem como objetivo orientar os alunos do Curso Técnico e Secretaria Escolar quanto à prática de atividades e aos hábitos profissionais. O estágio poderá ser realizado em empresas privadas ou órgãos governamentais, desde que acompanhados e supervisionados por um profissional da área na empresa e pelo professor orientador da Instituição. Quando do estágio, este poderá ser realizado a partir do 1º semestre do curso.
As atividades realizadas durante o estágio supervisionado deverão vir ao encontro das habilidades citadas acima, sempre relacionadas com os conteúdos trabalhados nas disciplinas, estando o aluno sujeito ao acompanhamento mensal, realizado através de relatórios entregues e submetidos à aprovação do professor orientador dentro da Instituição.
O Estágio Supervisionado do curso Técnico em Secretaria Escolar seguirá as normas de estágio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e deverá, obrigatoriamente, possuir vínculo direto com uma ou mais disciplinas do curso e demais atividades com vínculo à área do curso, desde que aprovadas pelo professor orientador do estágio.
O estágio supervisionado, nesta modalidade de ensino, tem a função de levar o aluno ao aprofundamento nas práticas e hábitos profissionais. Nessa atividade, o aluno poderá desenvolver projetos, conhecer sistemas, identificar tecnologias apropriadas, integrar-se com produtos da área, encontrar soluções e serviços de qualidade em termos de desempenho, disponibilidade, confiabilidade e segurança, a partir dos conhecimentos trabalhados nas disciplinas do curso.
Projeto integrador
O Projeto Integrador no curso Técnico em Secretaria Escolar do Campus Boituva constitui-se como uma proposta didática e metodológica institucional, com o objetivo de promover a contextualização e articulação dos saberes relacionados aos fundamentos científicos e tecnológicos, visando a formação integral dos estudantes e a busca por uma aprendizagem permanente. O projeto integra o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, além de propiciar a conexão de conhecimentos pertinentes tanto à formação geral quanto à formação específica do curso.
Com base na aproximação dos(as) estudantes com a realidade profissional e se considerando o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia como fundamentos, espera se contribuir para a efetivação da integração curricular do Curso Técnico em Secretaria Escolar para a formação de sujeitos capazes de interagir e intervir de maneira autônoma, consciente e ética no mundo do trabalho.
O projeto Integrador 1 e 2 será desenvolvido em grupo, tendo como temáticas orientadoras: 1) Intervenções práticas na escola: arquivo e documentação; 2) Propostas de participação da comunidade (redes sociais, murais e boletins); 3) Mural de prestação de contas; 4) Organização de documentação de processo licitatório; 5) Gestão de equipes; e 6) Atendimento humanizado.
O componente curricular Projeto Integrador 1 busca articular os conhecimentos técnico e científico com as necessidades da comunidade escolar, de modo a contribuir para a melhoria da realidade educacional. Nessa disciplina, os alunos realizarão atividades de observação supervisionada/orientada, relacionando as atividades exercidas no exercício profissional e o conhecimento teórico do curso, como forma de adquirir uma visão crítica do ambiente administrativo organizacional e em especial com o universo de sua profissão.
Os estudantes serão protagonistas em atividades que visem a atender às demandas da comunidade escolar e elaborar um planejamento para o desenvolvimento de um plano de ação, abordando temas relevantes para a área da Secretaria Escolar, com o uso de recursos tecnológicos e foco na inclusão social e educacional.
No Projeto Integrador 2, os alunos compartilharão suas experiências de projetos e programas de Extensão desenvolvidos na disciplina anterior. O foco estará em promover o protagonismo estudantil e a interação dialógica com a comunidade escolar e os arranjos produtivos e sociais locais e regionais. Além disso, serão desenvolvidas atividades práticas relacionadas à extensão, permitindo que os alunos coloquem em prática o projeto proposto no Projeto Integrador 1.
O projeto iniciado na disciplina Projeto Integrador 1 será continuado e aprimorado no Projeto Integrador 2, possibilitando a consolidação das ações planejadas. A documentação do projeto será definida pelo professor responsável pelas disciplinas que conduzem o Projeto Integrador, podendo incluir aspectos como contextualização, objetivo geral e específico, fundamentação teórica, proposta metodológica, estudo de viabilidade e resultados previstos para a comunidade escolar.
A avaliação dos componentes curriculares Projeto Integrador 1 e 2 será diversificada, podendo estar vinculada à apresentação dos trabalhos realizados junto à comunidade escolar em eventos específicos ou, ainda, em forma de memorial descritivo das ações realizadas que integram os conhecimentos de ensino, pesquisa e extensão. Os professores responsáveis fornecerão a orientação necessária para a elaboração do relatório final, o qual deverá estar embasado na pesquisa realizada e na integração com a comunidade escolar e a realidade do mundo do trabalho.
Dessa forma, o Projeto Integrador no curso Técnico em Secretaria Escolar do campus Boituva visa proporcionar uma formação ampla e abrangente aos estudantes, capacitando-os para atuar de forma eficiente e comprometida com os desafios da área da Secretaria Escolar e contribuindo para a melhoria da educação e da comunidade escolar.
Redes Sociais