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Perfil profissional do egresso

Publicado: Quinta, 20 de Setembro de 2018, 19h30 | Última atualização em Quarta, 17 de Outubro de 2018, 17h29

O profissional concluinte do Curso Técnico Subsequente ou Concomitante em Secretaria Escolar, na modalidade a distância, oferecido pelo IFSP, deve apresentar um perfil de egresso que o habilite a desempenhar atividades voltadas para a atuação na Secretaria Escolar, na área de Apoio Educacional.

Esse profissional deverá demonstrar as capacidades de:
• colaborar com a gestão escolar, atuando na organização de registros escolares;
• operacionalizar processos de matrícula e transferência de estudantes, de organização de turmas e de registro do histórico escolar dos estudantes;
• controlar e organizar os arquivos com o registro da vida acadêmica, processos de registros de conclusão de cursos e colação de grau;
• registrar, em atas, as sessões e atividades acadêmicas específicas;
• conhecer os principais elementos, fundamentos e princípios de sua profissão;
• compreender as principais concepções de administração e como essas ressoam no planejamento educacional escolar;
• compreender e analisar as questões relativas aos meios e fins da educação, considerando processualmente o diagnóstico, a execução e a avaliação;
• conhecer e vivenciar a ética e a transparência na educação pública;
• compreender a unidade escolar como parte de um complexo educacional ligada a redes e sistemas de ensino;
• dominar os fundamentos da gestão curricular, gestão administrativa e gestão financeira da unidade escolar;
• compreender e diferenciar, considerando os seus princípios da gestão democrática, uma gestão escolar com componentes autoritários e uma gestão escolar com componentes democráticos;
• compreender, analisar, elaborar, refletir e vivenciar o projeto político - pedagógico da escola;
• compreender e contextualizar, na lei e na prática social, a educação escolar, o Estado e as políticas educacionais;
• compreender e analisar a legislação educacional nas Constituições, nas Leis de Diretrizes e Bases, no Plano Nacional de Educação e nos Conselhos de Educação;
• dominar, analisar, refletir, fazer relações e mediações entre as normas emanadas dos conselhos de educação e o regimento escolar;
• ler, compreender e produzir com autonomia, registros e escritas de documentos oficiais, relacionando com as práticas educacionais;
• conhecer os fundamentos da contabilidade pública nos aspectos relacionados com o financiamento da educação, contabilidade da escola e da rede escolar;
• compreender e fazer relações entre os equipamentos físicos, materiais pedagógicos, educação e aprendizagem;
• compreender e fazer relações entre estatística e planejamento, estatística e avaliação, estatística e gestão, estatística e financiamento da educação;
• conhecer e utilizar as formas contemporâneas de linguagem, com vistas ao exercício da cidadania e à preparação para o trabalho, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
• compreender a sociedade, sua gênese e transformação e os múltiplos fatores que nela intervêm como produtos da ação humana e do seu papel como agente social;
• ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações, estabelecendo estratégias de solução e articulando os conhecimentos das várias ciências e outros campos do saber;
• conhecer e aplicar normas de sustentabilidade ambiental, respeitando o meio ambiente e entendendo a sociedade como uma construção humana dotada de tempo, espaço e história;
• ter atitude ética no trabalho e no convívio social, compreender os processos de socialização humana em âmbito coletivo e perceber-se como agente social que intervém na realidade;
• ter iniciativa, criatividade, autonomia, responsabilidade, saber trabalhar em equipe, exercer liderança e ter capacidade empreendedora; e
• posicionar-se crítica e eticamente frente às inovações tecnológicas, avaliando seu impacto no desenvolvimento e na construção da sociedade.

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