Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Técnico em Administração > Perfil Prof. do Egresso
Início do conteúdo da página

Perfil profissional do egresso

Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2022, 19h41 | Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2022, 20h36

O(A) egresso(a) do curso técnico em Administração articula competências técnicas e conhecimentos historicamente construídos aos valores estéticos, éticos, políticos, culturais, científicos e tecnológicos que caracterizam a práxis humana. Exerce sua cidadania e está preparado para refletir sobre questões sociais, orientado pelos princípios de reconhecimento e respeito à diversidade, à inclusão social, ao meio ambiente e aos direitos humanos, com vistas à redução das desigualdades e à humanização das relações. Sua formação integral permite que ele prossiga seus estudos e responda aos desafios de sua carreira em qualquer que seja o setor de produção, uma vez que, o curso flexibiliza conhecimentos do setor primário de produção até os mais complexos sistemas industriais, agropecuários inclusive.


Considerando-se os conhecimentos, os saberes e as competências profissionais da área e a variedade de setores produtivos da região, o(a) egresso(a) do curso técnico em Administração está apto para compreender o ambiente organizacional dos variados setores produtivos e de serviços, colaborando com as atividades administrativas de planejamento, organização, direção e controle nos diversos segmentos (industrial, comercial, serviços, agropecuário). Executa operações administrativas relativas a protocolos e arquivos, confecção e expedição de documentos e controles de estoques. Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal, financeiro e de materiais, utiliza ferramentas da informática, alimenta e cria planilhas de informação. Está apto para participar e colaborar com os processos de tomada de decisão nas diversas organizações que compõem o arranjo produtivo local. Atuando para obtenção de maior eficiência, eficácia e efetividade nos processos de produção de bens e serviços por parte das organizações. Está capacitado para exercer funções de nível técnico (médio) no setor público, compreendendo a organização e processos das diversas entidades do setor público e terceiro setor.


Está qualificado(a) para o mundo do trabalho, para empreender, inovar e colaborar com a construção de uma sociedade livre, solidária, justa e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento local articulado com o regional e o nacional, tendo como princípio norteador a construção de organizações sustentáveis ambientalmente, socialmente e economicamente. Dentro da proposta de construção de cidadania do processo de qualificação profissional do IFSP.

Fim do conteúdo da página