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Projeto Integrador

Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2022, 19h46 | Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2022, 20h38

De acordo com a Organização Didática, Resolução nº 62, de 07 de agosto de 2018, os currículos oferecidos no IFSP deverão prever Projetos Integradores que “constituem-se como componentes curriculares, desenvolvidos numa concepção e postura metodológica assumidas pela instituição, voltadas para o envolvimento de professores e estudantes na busca da integração curricular, na interdisciplinaridade e na articulação entre teoria e prática”. O princípio de que a Educação Profissional tem como referência o mundo do trabalho, subsidiará docentes e alunos para a elaboração de projetos que permitam compreender o trabalho como princípio educativo e não a simples compreensão do trabalho como algo relacionado à mão de obra.


Nesse sentido, no curso técnico em Administração concomitante/subsequente, o projeto integrador é o processo pelo qual o aluno, por meio de uma produção acadêmica e técnico-científica voltada para a prática profissional, integrará os conhecimentos trabalhados durante o seu percurso formativo. Desse modo, ao final do curso o aluno é capaz de demonstrar o resultado da experiência ensino-aprendizagem e o domínio de conhecimentos para o exercício de sua profissão.


O projeto integrador do curso Técnico em Administração Concomitante/Subsequente tem como objetivo proporcionar ao estudante um melhor entendimento sobre o mundo do trabalho e a práxis profissional. Fornecendo ao aluno elementos para a articulação entre teoria e prática dentro dos diversos conteúdos e temas abordados no decorrer do curso, viabilizando uma abordagem interdisciplinar do curso, além de colocar o aluno como ator na criação de soluções inovadoras para problemas identificados por ele na comunidade em que está inserido.

Desse modo, o projeto integrador será desenvolvido em dois momentos durante o curso: no segundo módulo, por meio do componente curricular “Projeto Integrador 1”, onde o aluno terá como atividade o desenvolvimento de um projeto de produto/serviço, dentro de uma possibilidade de negócio inovador que atenda as especificidades do mercado regional. O aluno irá integrar para construção desse projeto os conhecimentos das disciplinas já trabalhadas no primeiro semestre de curso, bem como das disciplinas que serão cursadas no segundo semestre. Promovendo com isso a integração e aplicação dos conteúdos teóricos apresentados pelos demais componentes curriculares.


A multidisciplinaridade na execução do “Projeto Integrador 1” se operacionalizará a partir de conteúdos trabalhados teoricamente em outros componentes curriculares, como Administração Geral, Contabilidade Básica, Administração da Produção e Serviços, Administração Financeira e Custos Empresariais, e integrados por meio da criação de um produto/serviço inovador voltado as demandas regionais.


Desse modo, tendo como base os conteúdos trabalhados nos componentes curriculares listados, o desenvolvimento de um produto/serviço inovador colocará o aluno diante das especificidades do mercado regional, estimulando o pensamento crítico e a capacidade de identificar problemas do mercado regional e possíveis soluções. Para desenvolvimento do projeto de produto/serviço os alunos realizarão a caracterização do negócio criado (missão, visão, valores, qualificação jurídica, identificação do público e das demandas regionais atendidas), que irá compor o relatório parcial entregue como requisito para aprovação no componente curricular de “Projeto Integrador 1”.


Em “Projeto Integrador 2” o aluno produzirá um relatório final (Plano de Negócio), para isso o estudante contará com a base teórica dos componentes curriculares do terceiro módulo do curso, cuja prática será orientada pelo docente responsável pelo componente curricular de “Projeto Integrador 2”.


Para elaboração do “Projeto Integrador 2” o aluno construirá o plano de negócio, plano de marketing e análise SWOT, partindo das informações levantadas no desenvolvimento do produto/serviço inovador do Projeto Integrador 1. Durante o desenvolvimento do projeto integrador 2, o estudante fará uso dos conhecimentos específicos trabalhados nos componentes curriculares do terceiro semestre (Marketing, Gestão da Qualidade, Empreendedorismo e Economia e Mercados), relacionando-os com os conhecimentos produzidos no projeto integrador 1, dando continuidade ao desenvolvimento do plano de negócio.


As atividades desenvolvidas nos componentes curriculares de Projeto Integrador 1 e Projeto Integrador 2 seguirão as seguintes regras:

1)    O Relatório Parcial e Plano de Negócios serão elaborados de acordo com modelo fornecido pelo professor responsável pelos componentes curriculares.
2)    A aprovação no componente curricular Projeto Integrador 1 estará condicionada a apresentação do relatório parcial, segundo os critérios definidos pelo professor responsável quanto a forma de apresentação, se somente escrita, somente apresentação oral ou apresentação oral e escrita.
3)    A aprovação no componente curricular Projeto Integrador 2 estará condicionada a apresentação escrita e oral do plano de negócios (Relatório Final).
4)    A avaliação do relatório final terá atribuição de notas de desempenho do grupo e/ou individual.
5)    A apresentação do plano de negócios (relatório final) será realizada pelo grupo na data e horário agendado a uma banca previamente definida pelo professor da disciplina, composta preferencialmente por professores da área do curso, em formato de seminário.
6)    O grupo deverá entregar uma cópia da versão final do trabalho escrito aos membros da banca na data definida pelo professor responsável pela disciplina.
7)    A não apresentação escrita e oral do relatório final acarretará em nota ZERO nesta atividade ao indivíduo ou aos membros do grupo.

A apresentação oral do relatório final (plano de negócios) para uma banca, como instrumento de avaliação na disciplina de Projeto Integrador 2, tem o objetivo de estimular a capacidade argumentativa oral do estudante, bem como, proporcionar um momento de aprendizagem coletiva, por meio da experiência dialógica entre o responsável pela apresentação, os membros da banca e os demais discentes que compõem a turma. A avaliação do trabalho por uma banca de professores, busca enriquecer os debates acerca do projeto desenvolvido. A apresentação oral do trabalho também cumpre com o propósito de dar publicidade aos planos desenvolvidos e às análises desenvolvidas pelos estudantes das possibilidades de negócios que atendam ao arranjo produtivo local.


A articulação entre ensino, pesquisa e extensão por meio das atividades desenvolvidas nas disciplinas de “Projeto Integrador 1” e “Projeto Integrador 2” ocorrerá na forma de atendimento as demandas dos negócios locais. Desse modo, o estudante poderá optar pela criação de negócios inovadores e sustentáveis que atendam as demandas e contribuam para o desenvolvimento local, ou atender a demanda de organizações já existentes, com vistas para a resolução de problemas por meio do desenvolvimento de projetos de produtos, análise e estudo de mercado, plano de marketing, análise SWOT, plano de negócios e outros estudos realizados no âmbito das disciplinas de projeto integrador e supervisionados pelo professor responsável pelo componente curricular.

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