Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas > Sobre o Curso > Cursos > Licenciatura em Pedagogia > Eventos Pedagogia > Estudantes de Pedagogia visitam Cursinho Popular de Itu e participam da Palestra da Deputada Federal Erika Hilton
Início do conteúdo da página

Estudantes de Pedagogia visitam Cursinho Popular de Itu e participam da Palestra da Deputada Federal Erika Hilton

Publicado: Sexta, 22 de Agosto de 2025, 14h37 | Última atualização em Sexta, 22 de Agosto de 2025, 14h38
No dia 10 de maio de 2025 ocorreu uma visita educativa do curso de licenciatura em Pedagogia do primeiro período no Cursinho Popular de Itu, situado na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC). Na ocasião tivemos a oportunidade de ouvir a Deputada Federal Erika Hilton em uma fala que atravessou diferentes temas que envolviam a educação. Além disso, também apreciamos uma apresentação de slam (batalha de poesia).

A visita técnica ao cursinho foi uma proposta atrelada à disciplina de Ambiente educativo e atuação do profissional de Pedagogia em Espaços Não Escolares, ministrada pela Professora Ma. Tácyla Agum Theotonio de Lima. O objetivo deste momento foi apresentar os espaços não escolares para que a sala tivesse a experiência de vivenciar a educação não formal e ainda compreender as atribuições do(a) pedagogo(a) e evidenciar a relevância da educação popular.

Em um primeiro momento, o coordenador do cursinho recebeu todas as estudantes  em uma roda de conversa e contou um pouco sobre a história do Cursinho Popular de Itu, as discentes do curso de pedagogia esclareceram algumas dúvidas sobre a organização do ambiente e em seguida exploraram o local. Após este momento, todas as pessoas presentes participaram de um café coletivo, momento que para o cursinho é carregado de sentidos e significados, porque remete a comunhão que é nutrida entre a comunidade que compõe o coletivo. Este café foi feito a muitas mãos, pelos estudantes do cursinho, pelas famílias que ajudam a organizar o espaço e ainda pelas estudantes do IFSP.

No segundo momento da visita, iniciou-se uma mesa composta pelo coordenador do cursinho, Douglas Batalha, e a cientista política e assessora parlamentar Michelle Duarte. Duas poetisas abrilhantaram o início da apresentação de slam, o que foi muito inspirador para as educandas, o que enriqueceu toda a sensação de estar em um local onde brilha a cultura popular. Em seguida tivemos a fala da Deputada Federal Erika Hilton, que apontou avanços e possibilidades na luta pela educação e por uma sociedade mais justa.

Na semana seguinte a sala teve a oportunidade de realizar uma roda de conversa em sala de aula para analisar as características fundamentais da proposta educativa que vivenciamos. É necessário pontuar que o cursinho é feito dentro da coletividade, é um trabalho popular que auxilia os jovens da região à entrada no ensino superior de forma gratuita e acima de tudo, como um processo educativo crítico. Com isso os licenciandos da pedagogia apontaram e aprofundaram conceitos vistos em aula articulando a categorização de uma educação não formal com as atitudes, comportamentos e objetivos vistos no cursinho.

Como dizia Paulo Freire no livro Pedagogia do Oprimido: “Ao Povo cabe dizer a palavra de comando no processo histórico-cultural. Se a direção racional de tal processo já é política, então conscientizar é politizar. E a cultura popular se traduz por política popular; não há cultura do Povo sem política do Povo”.  Vale a pena dizer que as teorias vistas em aulas e este momento vivido emergiu possibilidades palpáveis de aproximar temas sociais e educativos como indissociáveis, o que acrescentou em diferentes dimensões as percepções dos educandos sobre o sentido do processo educativo em uma perspectiva não escolar.

Texto: Tácyla Agum Theotonio de Lima 
 
 
Fim do conteúdo da página