Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > EAD - Licenciatura em Pedagogia e EPT > Como Ingressar no Curso > Cursos > Licenciatura em Pedagogia > TCC Notícias > A coordenação do curso de Licenciatura em Pedagogia convida a todos e todas para as apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a serem realizadas no período de 06 a 16 de dezembro de 2021
Início do conteúdo da página

A coordenação do curso de Licenciatura em Pedagogia convida a todos e todas para as apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a serem realizadas no período de 06 a 16 de dezembro de 2021

Publicado: Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 16h14 | Última atualização em Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 16h54

Título do TCC: A INTER-RELAÇÃO ENTRE DESENHOS CULTIVADOS E PIERRE BOURDIEU: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA AMPLIAÇÃO DO CAPITAL CULTURAL DAS CRIANÇAS

Resumo: Em desenhos infantis, a influência do meio sociocultural é indubitável. Assim, considera-se que desenhos cultivados são criações fruto da experiência de aprendizagem influenciada pela cultura. O objetivo do presente estudo consiste na realização de uma análise para identificação da possibilidade de ampliação do repertório cultural de crianças a partir da Proposta Triangular no Ensino de Arte, com ênfase no desenho. O estudo é conduzido a partir de uma abordagem qualitativa. Como metodologia, configura-se como uma pesquisa bibliográfica e explicativa, na qual as análises são realizadas por meio de interpretações possibilitadas pelos métodos qualitativos. A investigação demonstra que há, nos grafismos infantis, encarados como uma prática escolar e uma ação sociocultural, uma herança cultural presente que pode ser tão “maior” na medida em que se tem oportunidades de aprendizado, sobretudo da Arte. Assim, ratifica-se a Proposta Triangular como uma alternativa para a redução das  desigualdades advindas dessa herança entre as crianças de distintas camadas sociais.

Palavras-chave: Capital Cultural, Proposta Triangular, Educação.

Discente: Beatriz Marinho Frotta
Orientador(a): Patricia Neves de Almeida
Membro 1: Agnes Cruz de Souza
Membro 2: Elaine Andrade Peres Fernandes
Data e horário: 01/12/2021, às 19h30
Link da Banca Remota: https://meet.google.com/rtm-zhur-zyq


Título do TCC: Canções na Educação em Astronomia para Crianças

Resumo: Através da presença de canções na educação em astronomia no ensino fundamental I, pretende-se contribuir no desenvolvimento de possibilidades de ações dialógicas que permitam um espaço  problematizador e transformador dentro da sala de aula. Nesta pesquisa, buscou-se, partindo do gênero discursivo “canção” e, especificamente, da análise da canção “Galáxia”, da banda Pequeno Cidadão, estabelecer uma conexão entre o conteúdo complexo de astronomia e a satisfação, alegria e prazer, para a compressão dos conhecimentos científicos e descoberta de outras relações que aproximam mais o educando com o tema a ser estudado. A pesquisa descreve um estudo de caso conduzido e fundamentado nas propostas socioculturais de Georges Snyders, Paulo Freire e Lev Vigotski. Nos valemos de referenciais discursivos estabelecidos por Dominique Maingueneau. Espera-se que esta pesquisa contribua com práticas docentes em ciências da natureza no Ensino Fundamental I e permita reflexões sobre
a presença de canções em busca de meios satisfatórios para suprir a carência no processo educacional, que carrega as dificuldades motivadas pelo despreparo, incapacidade e insegurança em relação à astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental.

Palavras-chave: canções; astronomia; ensino fundamental I; sequência didática

Discente: Beatriz Ribeiro Cruells
Orientador(a): Emerson Ferreira Gomes
Membro 1: Patricia Neves de Almeida
Membro 2: Thaís Saboya Teixeira
Data e horário: 02/12/2021, às 16h30
Link da Banca Remota: https://meet.google.com/ago-oube-qis


Título do TCC: O brincar e sua presença no cotidiano escolar

Resumo: O objetivo desta pesquisa é ressaltar a importância do brincar livre e do brincar direcionado apresentando suas diferenças e contribuições acerca do desenvolvimento integral da criança. Respaldado no que os documentos oficiais preveem sobre a brincadeira, se tornou questionável como o brincar é visto e praticado dentro das escolas, pois gradativamente os momentos de brincadeira  estão diminuindo no cotidiano escolar. A partir das indagações levantadas, um questionário foi pensado como futura coleta de dados para analisar o cotidiano do trabalho dos professores no que diz respeito ao brincar.

Palavras-chave: Brincadeira, Educação, Cotidiano Escolar.

Discente: Luana da Silva Aranda Gallardo
Orientador(a): Patricia Neves de Almeida
Membro 1:Mary Grace Pereira Andrioli
Membro 2: Maria Jose Dias de Freitas
Data e horário: 03/12/21, às 10h.
Link da Banca Remota: https://meet.google.com/ozh-ozqa-mhk

 

Título do TCC: A literatura infantil como direito no Ensino Fundamental I

Resumo: A literatura tem a capacidade de nos conectar com diferentes culturas, realidades, vivências e momentos históricos, além de possibilitar que o autor expresse a realidade do mundo e desmascare problemas sociais. E assim, cria possibilidades para que o leitor desenvolva um pensamento crítico, uma percepção mais ampla de mundo, autonomia, emancipação e liberdade, mostrando-se, como um importante instrumento na formação do indivíduo que deve ser garantido a todos, o que inclui os estudantes do Ensino Fundamental I. A literatura infantil foi criada a partir da necessidade de controle da criança e por isso, o trabalho desenvolvido a partir dela sempre assumiu um caráter utilitário que perpetua-se nos dias atuais, o que faz com que a escola não trabalhe a literatura em todo seu potencial. Por isso, a escola deve mudar sua relação com a literatura e seus objetivos pedagógicos e adotar práticas que possibilitem ao aluno a livre escolha da leitura e a socialização da mesma, de forma a enriquecer as vivências literárias do estudante.

Palavras-chave: Literatura infantil; Ensino Fundamental; Experiência literária.

Discente: Larissa Gabriela Ferreira Milla
Orientador(a): Sâmara Rodrigues de Ataíde
Membro 1: Eliane Aparecida Bacocina
Membro 2: Priscila Kelly de Oliveira
Data e horário: 07/12/2021, às 10 h.
Link da Banca Remota: https://meet.google.com/chh-rcgj-tzx

 

Título do TCC: Aprendizagem criativa em diálogo com a abordagem Reggio Emilia

Resumo: Este artigo tem como objetivo destacar a abordagem Reggio Emilia, modelo italiano para educação infantil idealizado por Loris Malaguzzi, como grande colaboradora para um ensino criativo e significativo. Dentro da pesquisa é apresentado o contexto histórico da abordagem, apontando suas contribuições e ideias para a realização de um ensino significativo e íntegro, entrando em consonância com a aprendizagem criativa, que identifica como o processo de aprendizagem pode ser mais rico e significativo quando envolve instrumentos e filosofias que sustentam a imaginação e criatividade, destacando a visão da arte, da abordagem de Reggio Emilia e da importância do ateliê nesse processo de ensino criativo. A pesquisa tem o intuito de gerar em seus leitores a reflexão sobre a prática docente e o papel de educador que valoriza as experiências das crianças e suas múltiplas linguagens de aprendizado, e sugerir uma sequência didática prática, com base nos estudos aprofundados.

Palavras-chave: Aprendizagem criativa, Reggio Emilia, criatividade, ateliê.

Discente: Renata Ramos Lima
Orientador(a): Patricia Neves de Almeida
Membro 1: Mary Grace Pereira Andrioli
Membro 2: Eliane Aparecida Bacocina
Data e horário: 07/12/21, às 19h
Link da Banca Remota: https://meet.google.com/jvr-icwh-zis

 

Título do TCC: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos iniciais do Ensino Fundamental e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC): adequação do documento para a realidade educacional

Resumo: Este trabalho analisou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - documento normativo para construção de currículos escolares no Brasil -, no que tange ao seu tratamento e disposição acerca das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Elencou-se problemáticas acerca da base, tendo em vista o que salientam os documentos que norteiam a educação brasileira e as contribuições de diferentes autores relacionados à teoria curricular e educacional. Com esta pesquisa documental e bibliográfica (qualitativa e quantitativa), inferiu-se que há alternativas que podem apresentarse mais condizentes com a nossa realidade educacional, como, por exemplo, a inserção de um componente curricular específico para tratar das TDIC e de novos profissionais da educação que tenham formação e qualificação para trabalhar com essas tecnologias.

Palavras-chave: BNCC, Ensino Fundamental, TDIC

Discente: José Felipe de Jesus Garcia
Orientadora Agnes Cruz de Souza
Membro 1: Karla Paulino Tonus
Membro 2: Newton Mitsushigue Kamimura
Data e horário: 09/12/2021 às 14h30
Link da Banca Remota: https://meet.google.com/oea-xuwr-kea

 

Título do TCC: Investigando com a Luna: o ensino por investigação em desenhos animados

Resumo: O presente trabalho se realiza a partir da necessidade de desenvolver estratégias inovadoras para a efetivação do ensino de Ciências nas escolas, incentivando o ensino por investigação e a autonomia da criança por meio de recursos lúdicos. O objetivo da pesquisa é analisar como o desenho animado “O Show da Luna” desenvolve a curiosidade, a autonomia e a investigação nas crianças a partir do ensino por investigação. Para a realização do presente estudo, a pesquisa foi dividida em três eixos: o primeiro eixo se relaciona com a análise da primeira temporada do desenho animado e a seleção de três episódios relacionados com conceitos astronômicos. O segundo eixo relaciona a análise desses episódios com o ensino por investigação, a fim de perceber a semelhança que a narrativa da animação apresenta com atividades investigativas. Por fim, no terceiro eixo será proposto uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI), para o Ensino de Ciências, voltado a estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I. Dessa forma, os resultados da investigação ressaltam a importância do estudo de fenômenos cotidianos no ensino de ciências e da descaracterização do estereótipo dos cientistas. Sendo evidenciados, no desenho animado, por meio de investigações e experimentos realizados no cotidiano e pela presença de uma protagonista feminina na animação. A partir da análise realizada, consideramos que o produto audiovisual é uma forma lúdica de se realizar o ensino de Ciências, por meio da investigação, tornando o aprendizado significativo e permitindo a aprendizagem tanto na escola, quanto em atividades não-formais.

Palavras-chave:

Discente: Thaís Marie Belasque
Orientador(a): Emerson Ferreira Gomes
Membro 1: Karla Paulino Tonus
Membro 2: Lívia Leandro Delgado da Cruz
Data e horário: 09/12/2021; 19h
Link da Banca Remota: https://meet.google.com/nqj-codr-zqc

 

Título do TCC: A divisão sexual do trabalho: predominância da mulher nos anos iniciais da Educação Básica - um estudo de caso na região de Sorocaba

Resumo: O presente estudo aborda sobre a influência da presença feminina nos anos iniciais da Educação Básica, campo da docência e a secundarização masculina. Buscando compreender e contextualizar o gênero como premissa na divisão sexual do trabalho, ênfase na feminização/masculinização do magistério. Levantamos dados estatísticos oficiais sobre professores da Educação Básica e etapas, no Censo da Educação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com vistas a construir uma contextualização da região metropolitana de Sorocaba, interior de São Paulo, condicionado às implicações do gênero e a divisão sexual do trabalho e os seus reflexos na atuação docente.

Palavras-chave: Estudo de Gênero, Divisão sexual do trabalho, Desigualdades de gênero.

Discente: Danielly Branco Domingues
Orientador(a): Elaine Andrade Peres Fernandes
Membro 1:Karla Paulino Tonus
Membro 2:Peterson Rigato (UNESP) - peterson.rigato@unesp.br
Data e horário: 14/12/2021 às 10 horas
Link da Banca Remota: https://meet.google.com/hjn-fuzi-exv

 

Título do TCC: A Alfabetização da criança com Síndrome de Down no sistema público de ensino

Resumo: A alfabetização da criança com Síndrome de Down pressupõe um atendimento educacional especializado que considere as suas necessidades especiais no processo de ensino aprendizagem. Diante deste fato, é preciso compreender se as crianças com Síndrome de Down na rede pública estão se desenvolvendo adequadamente no que tange à alfabetização, considerando a educação inclusiva como direito fundamental. Neste contexto, esta investigação apresenta como principal objetivo compreender como vem sendo abordada a alfabetização da criança com Síndrome de Down. Portanto, a metodologia utilizada no presente trabalho é a revisão bibliográfica, reunindo de forma sistemática, os principais artigos sobre a temática: alfabetização da criança com Síndrome de Down, buscando compreender se os estudos selecionados confirmam a efetividade da alfabetização dessas crianças. Os resultados apontam que os indivíduos com Síndrome de Down têm pontos fortes em suas habilidades
visuais, é necessário que se use isso a seu favor, fornecendo recursos visuais com um recurso importante no processo de ensino aprendizagem da alfabetização.

Palavras-chave: Inclusão; Síndrome de Down; Alfabetização.

Discente: DANIELA DIAS DE MOURA CONTI
Orientador(a): Elaine Andrade Peres Fernandes
Membro 1: Priscilla Kelly de Oliveira
Membro 2: Karla Paulino Tonus
Data e horário: 10/12/2021 às 15 horas
Link da Banca Remota: https://meet.google.com/rna-pdzv-jid

 

Título do TCC: O campo teórico do criticismo e abordagem Reggio Emilia na prática pedagógica da educação infantil

Resumo: A presente pesquisa derivou da motivação de registrar as práticas obtidas no período de estágio a partir das indagações da Filosofia da Educação e, analisou, do ponto de vista teórico, a junção entre o aspecto epistemológico do criticismo e a abordagem Reggio Emilia. Intencionou-se conceituar a existência da teoria kantiana nas práticas do cotidiano escolar de uma instituição com viés inovador para comprovar/observar a abordagem Reggio, destacando dois pontos em comum: reflexão (pensamento) e prática (experimentação). A pesquisa foi realizada através de levantamentos bibliográficos, relato de experiência e observação participante no sentido de investigar as referências para vincular à necessidade do contato direto com o cotidiano escolar e perceber as relações e práticas permeadas. Tratou-se de uma investigação empírica e compreensão de um contexto, com a lógica do planejamento, da coleta, da análise de dados e registros em diário de campo. Com a pesquisa levantou-se a importância de formar o educando para exercer a liberdade, autonomia, protagonismo e também a ideia de que uma educação integral e propedêutica no cotidiano escolar deriva de momentos de reflexão e prática, ratificando elementos da teoria kantiana. O trabalho possibilitou uma associação de ideias teóricas vivenciadas na prática, pois quando Kant define a educação como positiva e negativa, temos aspectos inovadores e tradicionais, respectivamente; o que retorna ao problema da educação kantiana, equivalente ao problema do aprimoramento humano na direção de sua formação como homem: a educação, afinal, deve cuidar da promoção do “lema do Esclarecimento”, do “sapere aude!”, do “aprender a pensar por si mesmo”, de sua “autonomização”, o que em outras palavras, envolve os ideais Reggio Emilia: reflexão e prática regadas pelo protagonismo.

Palavras-chave: Criticismo, Reggio Emilia, Educação Propedêutica e Projeto Saliência Brasileira

Discente: Luiza de Camargo Zuanetti
Orientadora: Agnes Cruz de Souza
Membro 1: Luís Fernando Crespo (Universidade São Francisco - USF)
Membro 2: Eliane Aparecida Bacocina (IFSP - Campus Salto)
Data e horário: 10/12/2021 às 16h30
Link da Banca Remota: https://meet.google.com/zhp-eiup-kdc

 

Título do TCC: O déficit no atendimento aos alunos público-alvo de Educação Especial na perspectiva de Educação Inclusiva na escola pública

Resumo: Este trabalho terá como fim a análise de políticas públicas Federais e Municipais sobre Educação Especial e Educação Inclusiva, para localizar informações sobre como é efetivado de fato o atendimento aos alunos público-alvo de Educação Especial na perspectiva de uma Educação Inclusiva e como é imposto segundo a legislação, observei após minha experiência de estágio remunerado do curso de Pedagogia nesta instituição de ensino, um déficit ao atendimento e contradição às políticas públicas existentes sobre Educação Inclusiva e Atendimento Especializado a estes alunos, entretanto, tange muitas dúvidas sobre a práxis de uma educação inclusiva concreta. Identifiquei uma problemática ainda existente para efetivar o atendimento de qualidade e de direitos, e a real inclusão escolar destes alunos público-alvo de Educação Especial na instituição escolar pública mesmo com inúmeras políticas públicas existentes de Educação Especial e Inclusiva defendendo os direitos destes alunos e deveres do Estado e Instituição escolar em aplicar algumas medidas.

Palavras-chave: políticas públicas; educação especial; educação inclusiva; práxis

Discente: Beatriz Moraes Marcelli
Orientador(a): Elaine Andrade Peres Fernandes
Membro 1: Maria Jose Dias de Freitas
Membro 2: Priscilla Kelly de Oliveira
Data e horário: 13/12/2021 10 horas
Link da Banca Remota: https://meet.google.com/qzt-ffbe-ngi

 

Título do TCC: A Utilização de Experimentos de Ciências no Cotidiano Escolar como Recurso Didático Lúdico

Resumo: Neste trabalho analisa-se a utilização de experimentos lúdicos como ferramenta para o ensino de ciências de forma simples e significativa de acordo com a perspectiva sociocultural proposta por Vigotski dialogando com os trabalhos de Eduardo Mortimer e Alberto Gaspar. E ao final da pesquisa tem-se resultado final uma proposta de sequência didática pensada para o ensino fundamental anos iniciais considerando a teoria dos autores apresentados e o trabalho mediador do professor. A proposta é feita pensando em experimentos de baixo custo como uma alternativa para transformar a realidade do cotidiano escolar do ensino tradicional expositivo, numa educação que coloca o aluno como protagonista e participativo na construção do próprio conhecimento. E a relevância de despertar o interesse e a atenção dos educandos de maneira significativa de forma livre, lúdica e despertando novas reflexões e contribuições na troca e compartilhamento de seus conhecimentos. Para transformar e tornar significativo a proposta visa aproximar o aluno do conteúdo através dos experimentos, considerando que a relação entre os indivíduos influencia o processo de construção do conhecimento segundo
Vigotski apresenta, e através da sequência proposta ela pode ser trabalhada entre aluno e professor, alunos e alunos.

Palavras-chave: Experimentos; Aula de Ciências; Ludicidade

Discente: Giullia Trevisani Jordão
Orientador: Emerson Ferreira Gomes
Membro 1: Maria José Dias de Freitas
Membro 2: Silvana Souza Lima
Data e horário: 13/12/2021; 17h
Link da Banca Remota: https://meet.google.com/jha-einb-gqp

 

Título do TCC: A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: Considerações a partir de práticas que contemplam a abordagem da afetividade na educação infantil

Resumo: Na idade escolar infantil, as associações afetivas contribuem para o aprendizado, assim, faz-se necessária a interação entre seus participantes, sejam outros colegas de sala ou professor(a), como elementos constituintes do ensinar-aprender. A afetividade é refletida também na organização do espaço, do ambiente, dos materiais e objetos a serem usados e o tempo disponibilizado. A partir das proposições da Base Nacional Comum Curricular, no que tange ao desenvolvimento socioemocional, com este trabalho propõe-se identificar práticas educativas realizadas por professores da educação infantil que incidem positivamente sobre o desenvolvimento social e emocional. As teorias do desenvolvimento na perspectiva de Vigotski, Piaget e Wallon ajudaram na compreensão de que a construção de relações interpessoais entre professores e alunos na educação infantil, impactam positivamente no processo de ensino e aprendizagem. Considerando a impossibilidade de realização de entrevistas, optou-se por analisar três artigos extraídos da Scielo e verificar como estes apresentam as relações de afetividade no contexto educacional.

Palavras-chave: Afetividade, Educação Infantil, Socioemocional

Discente: Edineia Rodrigues Ribeiro
Orientadora: Karla Paulino Tonus
Membro 1: Professora Drª Carolina Machado d´Avila
Membro 2: Professora Especialista Priscilla Kelly de Oliveira
Data e horário: 14/12/2021, 19H
Link da Banca Remota: https://meet.google.com/wci-yicn-gmf

 

Título do TCC “Teorias que oferecem embasamento às propostas de educação escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”

Resumo: O presente trabalho buscou averiguar elementos que contribuem com a escolarização de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como colaborar com os profissionais da educação, com as famílias e demais interessados sobre o tema. De acordo com a legislação vigente todo o estudante com TEA tem o direito à escolarização e ao atendimento especializado a fim de se desenvolver integralmente. O objetivo do estudo foi realizar um levantamento das teorias que oferecem embasamento às propostas de educação escolar a serem realizadas com aluno TEA, apresentadas em dois congressos de educação. A metodologia de pesquisa é qualitativa realizada a partir de uma revisão bibliográfica tendo como base inicial os Anais do 7º Congresso Brasileiro de Educação Especial (2016) e o Congresso de acessibilidade de Inclusão na Educação (2020). A coleta de dados foi realizada em bases de dados Scielo, Google acadêmico, tendo como foco os recursos e técnicas didáticas pedagógicas que podem ser utilizados em sala de aula para atender essa população e contribua com a aprendizagem do aluno com TEA. Entre as estratégias, técnicas e procedimentos constatamos como instrumentos o uso do Modelo TEACCH®; ABA; PECS; Didática Multissensorial; Comunicação verbal e não verbal; Plano de Ensino Individualizado (PEI), Inclusão familiar, social e escolar como viabilizador de autonomia social do aluno com TEA; Interação social/comunicativa.

Palavras-chave:Educação Especial, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Escolarização.

Discente: Mônica Melo Andrade
Orientador(a) Maria Jose Dias de Freitas
Membro 1: Elaine Andrade Peres Fernandes
Membro 2: Priscila Kelly de Oliveira
Data e horário: 14/12/2021 14 h
Link da Banca Remota: https://meet.google.com/kzu-mvcv-hdi

 

Título do TCC: Educação bilíngue português-inglês na Região Metropolitana de Sorocaba - oferta, modelos de ensino e possibilidades para egressos da Pedagogia

Resumo: A oferta de ensino bilíngue português-inglês no Brasil é recente, tem aproximadamente três décadas e está em constante expansão. Da mesma forma, os estudos na área de Educação, relacionados ao tema, ainda são raros. Em decorrência da necessidade de se compreender tal contexto, elaborou-se esta pesquisa qualitativa-documental, que tem como objetivo identificar a oferta de Educação Bilíngue Português-Inglês na região metropolitana de Sorocaba, bem como os modelos de ensino bilíngue utilizados por tais instituições, e, refletir sobre o segmento, como um espaço para atuação do egresso da Licenciatura em Pedagogia. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: 1) mapear as escolas bilíngues - Português-Inglês, localizadas na região metropolitana de Sorocaba; 2) identificar o modelo de ensino bilíngue, utilizado por cada escola e compará-las e 3) refletir sobre a Educação Bilíngue português-inglês, como um espaço para atuação do egresso da Licenciatura em Pedagogia. Os resultados indicam que há 22 escolas bilíngues, pertencentes à rede privada de ensino, localizadas nesta região. Dentre elas, quatro utilizam o modelo de ensino bilíngue de enriquecimento; cinco delas adotam o modelo transicional e 13 escolas fazem uso do modelo de manutenção. Observou-se que a Educação Infantil é contemplada nas 22 instituições. O estudo aponta o contexto da Educação bilíngue português-inglês, sobretudo a Educação Infantil, como um espaço para atuação dos egressos da Licenciatura em Pedagogia.  

Palavras-Chave: Educação Bilíngue, português-inglês - mapeamento - modelos de ensino bilíngue - egresso da Pedagogia.

Discente: Beatriz de Souza Huck
Orientador(a): Luciana Lorandi Honorato de Ornellas
Membro 1: Marina A. Rodrigues Isler
Membro 2: Daniela Cleusa de Jesus Carvalho
Data e horário: 14/12/21, às 20 horas
Link da Banca Remota: https://meet.google.com/sgd-hdgm-thp

 

Título do TCC: Acesso do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) à escola regular: a educação pode se fazer inclusiva?

Resumo: O estudo “Acesso do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a escola regular: a educação pode se fazer inclusiva? ”, tem como objetivo principal conhecer o acesso de crianças com o TEA em uma escola regular e apontar quais as dificuldades enfrentadas pelos professores em sua atuação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada em uma reflexão sobre o processo de análises qualitativas de estudos com uma base empírica realizada com (5 professores e 1 gestora) de uma escola municipal de Boituva. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas e a metodologia de análise de dados foi realizada por análise do conteúdo de Bardin (2009). A relevância do estudo está na perspectiva de conhecer a partir de práticas pedagógicas docentes junto aos estudantes com TEA, o grau de conhecimento e de que maneira a ação docente evidencia o desenvolvimento do estudante tanto academicamente quanto em sua socialização. A partir do estudo compreendemos como se delineiam e constroem modelos/práticas de ensino voltados ao público alvo da Educação Especial (PAEE) com TEA. Assim, evidenciamos que os professores reconhecem a importância da educação inclusiva e apontam entre os desafios enfrentados a formação insuficiente, a falta de investimentos públicos e recursos humanos capacitados para o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Palavras-chave:Transtorno de Espectro Autista TEA, Formação de professores, Educação Inclusiva

Discente: Marcos Paulo Ferreira da Silva
Orientador(a): Maria Jose Dias de Freitas
Membro 1: Elaine Andrade Peres Fernandes
Membro 2: karla Paulino Tonus
Data e horário: 16/12/2021 às 14h
Link da Banca Remota: https://meet.google.com/cpo-ympe-ytc

 

Título do TCC: A Ludicidade Como Ferramenta De Aprendizagem na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental

Resumo: A ludicidade é uma excelente ferramenta para a evolução do processo de ensino e aprendizagem do aluno. A ludicidade é a metodologia de ensino que ressalta a imaginação como caminho ao aprendizado. O objetivo central do presente artigo é compreender a importância do método lúdico de ensino para a educação, visto que é possível observar um novo horizonte de possibilidades ao disponibilizar ao aluno aprender enquanto brinca. Foi realizado um levantamento de informações sobre o tema na revista científica através do site da Scientific Eletronic Library Online – SCIELO. Concluiu-se que enquanto brinca a criança se oportuniza a aprender, e a aprendizagem se torna interessante para ela. Assim, a música, o brinquedo, os jogos e todas as descobertas que giram em torno do lúdico, só têm a acrescentar para o desenvolvimento integral da criança com o mundo e com si mesma.

Palavras-chave: Ludopedagogia, Aprendizagem, Jogos

Discente: Michele de França Silva
Orientador(a): Carolina Machado d´Avila
Membro 1: Luciana Lorandi Honorato de Ornellas
Membro 2: Edmeia Ferreira do Nascimento
Data e horário: 16/12 - 15h
Link da Banca Remota: https://meet.google.com/yvy-mwmu-ztc

 

Título do TCC: Percursos escolares e profissionais dos docentes do IFSP- retratos sociológicos do encontro entre agentes sociais e instituição

Resumo: O artigo apresenta resultados de uma pesquisa exploratória sobre o perfil de docentes do Instituto Federal de São Paulo, fundamentada em discussões da sociologia da Educação pertinentes à diferenciação dos sistemas escolares, assim como à relação entre processos de socialização escolar e posição social. A análise focalizou um grupo de 1.217 docentes que tinham titulação de doutorado em fevereiro de 2021. A coleta de informações sobre estas pessoas foi feita por meio de uma pesquisa documental, primeiro no Portal de Dados Abertos do IFSP e, depois, na Plataforma Lattes. Tratadas e codificadas, foram submetidas a uma análise de correspondências múltiplas - que quantifica e correlaciona variáveis categóricas - com vistas a comparar e verificar possíveis regularidades nos percursos acadêmicos desses(as) docentes, considerando graduação, mestrado e doutorado. Os resultados mostram que a maior parte dos(as) docentes em questão tiveram o seu percurso acadêmico realizado em instituições públicas localizadas no estado de São Paulo, desde a graduação até a pós-graduação; e, sobretudo, os que tiveram seus percursos em universidades estaduais foram com bolsistas no mestrado e no doutorado. Destarte os resultados confirmam a hipótese de que o encontro entre indivíduos e instituições não se dá de forma aleatória, havendo processos sociais pertinentes à origem social, processos de socialização - a escolar e acadêmica, por exemplo - que podem explicar as posições sociais, aqui no campo (mercado de trabalho) do ensino.

Palavras-Chave: formação docente; dados abertos, currículo lattes; sistema escolar; pesquisa quantitativa, sociologia da educação.

Discente: Vitória Maria Barbosa
Orientador(a): Juliana Regina Basilio
Membro 1: Agnes Cruz de Souza (BTV/IFSP)
Membro 2: Andressa Trevizan (Escola de Aplicação/USP)
Data e horário: 16/12/2021, 9h
Link da Banca Remota: https://meet.google.com/xht-gzgo-mhm

 

Título do TCC: População negra e o acesso à educação pública no Brasil: da negação de direitos até as políticas afirmativas

Resumo: O presente artigo discute  a questão do acesso da população negra ao sistema educacional no Brasil. Com base numa pesquisa documental, pautada no estudo da bibliografia de estudiosos(as) brasileiros dedicados(as) a esta temática, os resultados aqui apresentados focalizam duas dimensões: a primeira remonta ao século XIX; a segunda, ao processo de luta e a consolidação de  políticas afirmativas no período republicano. Em termos analíticos, o Império é apreendido como período caracterizado por uma negação sistemática do direito à educação para a população negra, em contraposição à Nova República que consolida, depois da Constituição e de maneira mais efetiva somente no século XXI políticas de ação afirmativa para o ingresso de pessoas negras no sistema escolar. Para o primeiro período, a discussão recai sobre a educação elementar (básica); no segundo período, sobre o ensino superior. A pesquisa empreendida aponta a pertinência do olhar sobre o Império, indo aquém da República - comumente tida como ponto de partida para e discutir a instituição escolar - para se compreender como o acesso à educação no Brasil passa por um processo sistemático de negação do direito, pois referendado pelo próprio Estado. Aponta também a importância das políticas de afirmação do direito à educação, tardias, mas necessárias para o presente e, ainda, para o futuro.

Palavras-chave: desigualdades raciais; direitos sociais; racismo; acesso à educação no Brasil; população negra.

Discente: Wesllayne da Silva de Souza
Orientador(a): Juliana Regina Basilio
Membro 1: Agnes Cruz de Souza (BTV/IFSP)
Membro 2: Renato Bellotti Senicato
Data e horário: 16/12/2021, 15h
Link da Banca Remota: https://meet.google.com/yds-vuqn-gvu

 

Fim do conteúdo da página