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A primeira defesa de TCC de um estudante surdo sinalizante no Campus Boituva do IFSP

Publicado: Sexta, 13 de Junho de 2025, 15h21 | Última atualização em Terça, 17 de Junho de 2025, 15h16

No dia 11 de junho de 2025, o Campus Boituva do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) viveu um momento simbólico e pedagogicamente importante: a apresentação  do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante Lucas Oliveira da Silva, surdo sinalizante, no curso de Pedagogia. Um marco que transcende a formalidade da cerimônia acadêmica e convoca a comunidade escolar a refletir, com seriedade, sobre os compromissos institucionais com a acessibilidade, a inclusão e o direito à educação de qualidade para todas as pessoas.

Intitulado “A Libras e o sistema escolar: um estudo de caso sobre percursos escolares da pessoa surda na educação básica e no ensino superior na Região Metropolitana de Sorocaba”, o trabalho parte de vivências concretas do estudante surdo e investiga, com apuro metodológico, os desafios enfrentados ao longo da sua trajetória escolar. Ao iluminar os atravessamentos linguísticos, pedagógicos e sociais que dificultaram a permanência e o avanço desse estudante na educação básica e no ensino superior, a pesquisa não apenas elucida desigualdades, mas também propõe caminhos para uma educação verdadeiramente bilíngue.

A apresentação foi realizada em Libras, com interpretação simultânea para a Língua Portuguesa, e comoveu docentes, colegas e familiares. A emoção, contudo, não decorreu apenas da conquista individual de Lucas, mas do reconhecimento coletivo de que sua presença ali representa uma ruptura com os ciclos de exclusão historicamente impostos às pessoas surdas nos espaços educacionais. A sua apresentação reafirma o princípio de que Libras também é língua de ciência e de produção de conhecimento.

A orientação do trabalho foi conduzida pelo professor Warley Almeida Santos, docente de Libras na instituição. Todo o processo de orientação acadêmica foi realizado em Libras, respeitando a língua de instrução e expressão do estudante. Esse aspecto conferiu ainda mais autenticidade ao percurso formativo, garantindo ao Lucas plena autonomia linguística ao longo da pesquisa.

A banca avaliadora foi composta pelo próprio Prof. Dr. Warley Almeida Santos (orientador), pela Profa. Dra. Juliana Regina Basilio, também do IFSP Boituva, e pelo Professor surdo convidado, Prof. Me. Daniel Santos, da Unifesp Guarulhos. A mediação linguística foi assegurada pelos intérpretes, Aguinaldo dos Passos Silva e Hellen Cristine Silva Araújo,garantindo acessibilidade comunicacional plena e a legitimidade de uma defesa bilíngue e intercultural.

O impacto da trajetória de Lucas no campus é concreto e duradouro. Desde a mobilização para a contratação de intérpretes até a ampliação do uso da Libras entre docentes e discentes de diferentes cursos, sua atuação contribuiu para transformar práticas pedagógicas, sensibilizar gestores e ampliar horizontes de pertencimento institucional. Um dos desdobramentos mais significativos desse processo foi a criação do projeto @ClubOn_, idealizado pela Profa. Juliana em 2019, a partir de práticas de leitura de histórias em quadrinhos e com acessibilidade em Libras. A presença de Lucas no campus foi uma das inspirações para o surgimento da iniciativa, que se consolidou como um espaço contínuo de valorização da cultura surda e de protagonismo estudantil.

A apresentação do TCC do Lucas é expressão de um processo amplo de luta por inclusão no ensino superior. Um ato de resistência, de afirmação cultural e de construção de memória. Como bem resume o sentimento daqueles que acompanharam essa caminhada: quando uma pessoa surda defende seu TCC, não é só ela que se forma é toda uma comunidade que avança.

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