Página inicial > Bacharelado em Engenharia de Produção > Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Publicado: Segunda, 21 de Março de 2016, 20h16 | Última atualização em Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 20h02

O Projeto Final de Curso (PFC) é obrigatório e pode ser realizado individualmente ou em equipe, sendo que, em qualquer situação, deve permitir avaliar a efetiva contribuição de cada aluno, bem como sua capacidade de articulação das competências visadas.

Constitui-se numa atividade curricular, de natureza científica, em campo de conhecimento que mantenha correlação direta com o curso. Deve representar a integração e a síntese dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, expressando domínio do assunto escolhido.

Assim, os objetivos do Projeto Final de Curso obrigatório são:

- consolidar os conhecimentos construídos ao longo do curso em um trabalho de pesquisa ou projeto;
- possibilitar, ao estudante, o aprofundamento e articulação entre teoria e prática;
 -desenvolver a capacidade de síntese das vivências do aprendizado.

Para os estudantes do curso Superior de Engenharia de Produção no câmpus Boituva do IFSP, o Projeto Final de Curso é obrigatório com carga horária prevista de 66,7 horas para sua realização. As disciplinas de Metodologia de Pesquisa Científica, Projeto Integrador IV e Projeto Integrador V colaboram no sentido de oferecer as ferramentas necessárias para realização da pesquisa tecnológica, conceitos teóricos de projeto e elaboração da monografia.

O projeto do PFC deverá contemplar a realização e finalização de um trabalho de pesquisa científica e/ou tecnológica em nível de graduação que aborde assuntos diretamente ligados ao curso. Serão definidos professores orientadores do PFC para a supervisão dos alunos na realização do trabalho seguindo todas as exigências em relação à pesquisa, orientação e elaboração da monografia, artigo técnico-científico ou protótipo com artigo científico como Projeto Final de Curso (PFC) e o produto final obtido para o PFC será baseado no conteúdo desenvolvido conjuntamente com a disciplina de Projeto Integrador V.

A orientação do professor responsável será realizada por meio de encontros para apresentação e discussão do projeto, bem como através da utilização de laboratórios e equipamentos necessários ao trabalho. As normas para aprovação final do PFC bem como o formato dos trabalhos e formas de apresentação serão definidas em documento específico elaborado pelo NDE.

O PFC será desenvolvido seguindo o rigor metodológico da pesquisa científica e o formato final do trabalho será conforme normas de periódicos relevantes na área de Engenharia de Produção como, por exemplo, “Gestão&Produção” ou “Production”, indicada pelo colegiado do curso. Cada tema, seja individual ou coletivamente, contará com o apoio de um professor orientador que poderá orientar o trabalho acadêmico a partir do nono semestre de curso. O PFC será avaliado por banca conforme diretrizes elaboradas pelo colegiado de curso.