Página inicial > Pesquisa > Comunicados e Notícias > Estudante do IFSP Boituva apresenta trabalho no Simpósio Nacional de Ensino de Física

Publicado: Quinta, 22 de Julho de 2021, 13h58 | Última atualização em Sexta, 12 de Novembro de 2021, 13h56

A estudante do curso técnico, integrado ao ensino médio, em Redes de Computadores, Camily Luiza Vilela, apresentou comunicação oral no XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física.
Promovido pela Sociedade Brasileira de Física, o evento conta com a participação de quem faz pesquisa nessa área na educação em ciências em diferentes modalidades.

O trabalho de Camily, orientado pelo Prof. Dr. Emerson Ferreira Gomes, faz a análise de produtos culturais que representam imagens de cientistas, especialmente filmes e séries de TV. Nessa pesquisa, a estudante discute a possibilidade de se quebrar estereótipos sobre a ciência e cientistas, em atividades de divulgação científica, através da análise crítica dessas representações.

Para a estudante, participar do evento “foi uma experiência incrível, tanto na escrita do trabalho, quanto do momento da apresentação” e se sentiu feliz e acolhida pelas pessoas que participaram do evento e dialogaram contigo, que em sua maioria eram estudantes de graduação e pós-graduação. Ressaltou ainda a importância de participar do projeto Banca da Ciência e a possibilidade de realizar pesquisas em divulgação científica.

Já seu orientador ressaltou a importância de estudantes da educação básica do IFSP realizarem pesquisas de iniciação científica e apresentarem em congressos: “participantes afirmaram que foi inspirador participar de uma sessão com uma jovem pesquisadora.