Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa > Editais > Pesquisa > Eficiência Energética
Início do conteúdo da página

Eficiência Energética

Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2020, 11h15 | Última atualização em Segunda, 28 de Setembro de 2020, 11h15

“PA3033 – Fontes Renováveis e Eficiência Energética no IFSP Campus Boituva como Vetores para Novos Cursos e Redução de suas Despesas de Energia Elétrica", aprovado na chamada ANEEL nº 001/2016.


As ações de eficiência energética resultaram em uma economia de aproximadamente 70 % na fatura de energia elétrica e contaram com a instalação de uma usina de minigeração com 75 kW, a substituição de lâmpadas e condicionadores de ar por modelos mais eficientes bem como o desenvolvimento de dispositivo de automação de acionamento de condicionadores de ar e estudo luminotécnico para melhor aproveitamento da luz natural. Como originalidade possibilitou a aquisição de estrutura laboratorial com equipamentos, seguidores solar e capacitação de mão de obra especializada através da implantação dos cursos de instaladores de sistemas fotovoltaicos e especialista técnico em sistemas fotovoltaicos. O desenvolvimento de kit didático de baixo custo para a realização de atividades práticas e o estudo de materiais para evitar acúmulo de sujeira em módulos fotovoltaicos são resultados desta pesquisa, assim como a implantação de sistema supervisório para a coleta de dados e análise por estudantes e pesquisadores.


O âmbito de aplicação dos resultados foi o câmpus Boituva do IFSP, que atualmente se torna um Centro de Referência em Energia Solar Fotovoltaica da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, devido à estruturação laboratorial e cursos de capacitação.


Os resultados são relevantes à comunidade, trazendo um modelo replicável de êxito.


A razoabilidade de custos é verificada na redução de gastos com energia, recurso este podendo ser aplicado em outras finalidades, e na estruturação laboratorial trazendo sustentabilidade às ações de pesquisa, ensino e extensão.


Além de atender aos itens da CHAMADA Nº 001/2016 - Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D: “Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior”, através de uma instalação com minigeração solar fotovoltaica associada a ações de eficiência energética nos sistemas de ar condicionado do IFSP Campus Boituva, os objetivos de P&D resumem-se a:


1.    Instalar um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica com sistema de seguidor solar de pequeno porte (da ordem de 5 kW), para avaliar sistemas de controle e ganho de eficiência na geração, ao mesmo tempo empregando o conceito de living lab para capacitação laboratorial do IFSP Campus Boituva;
2.    Instalar uma estação solarimétrica/meteorológica para estudo e complementaridade com o sistema fotovoltaico, ao mesmo tempo empregando o conceito de living lab para capacitação laboratorial do IFSP Campus Boituva;
3.    Estudar a aplicação de materiais de baixo custo, acessíveis ao consumidor, como ceras automotivas e outros produtos que promovam uma baixa aderência, sobre os módulos fotovoltaicos no sentido de reduzir o acúmulo de poeira e, portanto, reduzir a perda de eficiência de conversão fotovoltaica, aumentando assim os períodos entre manutenções para limpeza do painel fotovoltaico.
4.    Elaborar um projeto luminotécnico das salas de aula e laboratórios didáticos do campus, incluindo automação inteligente de acendimento de luminárias, a fim de maximizar o uso de luz natural, com isso aumentar a eficiência energética e redução do gasto com energia elétrica (não foi incluído no Projeto de Eficiência Energética porque se trata de atividade ainda experimental);
5.    Desenvolver projeto de kits didáticos de baixo custo para estudo de instalações fotovoltaicas, que poderá futuramente ser replicado para outras instituições de ensino. Esses kits seriam compostos dos principais componentes de um sistema fotovoltaico conectado à rede de distribuição (módulo fotovoltaico, inversor fotovoltaico, equipamentos de manobra e proteção), um simulador solar, com iluminação artificial com intensidade variável para que estudos sobre o ângulo de incidência da luz e irradiância possam ser realizados, um sistema de medição para que o aluno possa entender todos os parâmetros do sistema, além da elaboração de roteiros de aulas práticas para que o professor possa aproveitar ao máximo os equipamentos disponíveis.
6.    Criar e implantar o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, conforme informações contidas na tabela I.
7.    Criar e implantar o curso de especialista Técnico em Energia Solar Fotovoltaica para o IFSP, conforme informações contidas na tabela I.
8.    Elaborar um Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso Técnico em Sistema de Energia Renovável a ser implantado no Câmpus Boituva e replicável para outros câmpus do IFSP, conforme informações contidas na tabela I.
9.    Elaborar um Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Pós-graduação de Especialização em Sistemas Fotovoltaicos a ser implantado no Câmpus Boituva e replicável para outros câmpus do IFSP, conforme informações contidas na tabela I.
10.    Construir um laboratório para capacitação de instaladores de sistemas fotovoltaicos, construído à base de containers e possuindo 4 bancadas com os kits desenvolvidos na primeira etapa. Esse laboratório será utilizado para as aulas dos cursos propostos. A opção de utilização de containers oferece a oportunidade de replicabilidade e flexibilidade na utilização de espaço na instituição.
11.    Criação do Programa de Gestão Energética pela Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE IFSP BTV), já instaurada desde 17/03/2017. O Programa de Gestão Energética terá como objetivos:
•    Instalar sistemas de medição de grandezas elétricas nos diferentes centros de carga do campus;
•    Criar uma identidade visual do programa;
•    Acompanhar o consumo de energia elétrica, tarifas, valores contratados e faturados;
•    Identificar as possibilidades de redução do consumo de energia elétrica;
•    Promoção de debates e palestras com os servidores e alunos sobre práticas de consumo eficiente de energia elétrica;
•    Criação de cartilhas e cartazes que promovam o programa;
•    Participar de todas os processos de compra de equipamentos que utilizem energia elétrica no campus;
•    Estruturar um processo de etiquetagem da edificação do campus.
12.    Estabelecer uma metodologia de gestão energética no IFSP Campus Boituva através dos resultados obtidos pelo Programa de Gestão Energética e outros estudos propostos nesse projeto. Ao final será elaborado um manual de gestão energética em instituições de ensino, que poderá ser editado e distribuído para que seja utilizado por outras instituições semelhantes;
13.    Relatar detalhadamente a experiência promovida pelo projeto no IFSP Campus Boituva e seus resultados no âmbito acadêmico e tecnológico, tais como a implementação de novos laboratórios e cursos;
14.    Estudar os impactos da minigeração distribuída na rede elétrica da CPFL Piratininga, em atendimento a todos os requisitos do Edital da Chamada 001/2016.
15.    Orientação de alunos de Iniciação Científica em pesquisas correlatas, com bolsas custeadas pelo IFSP.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página