Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto Saco Verde

Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2020, 11h17 | Última atualização em Segunda, 28 de Setembro de 2020, 11h17

A crescente preocupação com meio ambiente e com a reutilização de materiais foi o motivador para a proposta deste projeto. A cada ano, milhares de banners de lona são utilizados para a confecção de banners e pôsteres no país para divulgação de trabalhos em eventos, faixas de divulgação e até mesmo em propagandas de empresas e instituições, e que por muitas vezes se acumulam e acabam por serem descartados. A matéria prima desses banners é de difícil reciclagem e demora cerca de 500 anos para se decompor.


Por outro lado, a Cooperativa de Reciclagem de Boituva (Coopera Boituva) informou em estudos realizados, a necessidade da aquisição de 'sacos verdes' para a distribuição em casas da cidade, para estimular a separação de material reciclável pelos moradores para posterior coleta pelos catadores. Esta ação incentivaria a separação e consequentemente traria um aumento de renda à cooperativa.


Atualmente apenas 4% do resíduo sólido reciclável é separado no município. Sendo assim, o objetivo deste projeto é o aumento de renda dos catadores através da implantação de um processo que abrange desde a confecção de sacos verdes através de costura, utilizando como matéria prima os banners provenientes de eventos científicos e propagandas de empresas, passando pelo treinamento dos trabalhadores da Cooperativa de Reciclagem de Boituva para a fabricação desses sacos e a distribuição para a população, bem como a realização de conscientização dos moradores para a correta separação de resíduos e a criação de um modelo de iniciativa que possa ser replicado em outras cidades.


Também foi desenvolvido um aplicativo de celular e um software de monitoramento que gera relatórios de coleta através da geolocalização dos sacos distribuídos, bem como dar a oportunidade da cooperativa analisar a melhor rota para o caminhão de coleta. O projeto foi aprovado na Chamada CNPq/MCTIC/MDS nº. 36/2018 - TECNOLOGIA SOCIAL, contando com recursos financeiros do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, por intermédio da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento – SEPED, e o Ministério da Cidadania.


Mais informações em www.sacoverde.com.br.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página